29 de maio de 2011

Uma mudança, um conselho e um pedido.

Bom dia! Hoje quero fazer um post um pouco diferente, quero mostrar uma mudança, fazer um pedido e dá um conselho, pode ser?

[ANTES]

A MUDANÇA: Essa é uma mesinha muito antiga que tinha aqui em casa, ela já teve até tampo de vidro, mas de tão velha já estava esquecida em um canto qualquer.

[DURANTE]

Um dia ela olhou para mim, eu olhei para ela e rolou um química, ela me pediu uma atenção e logo fui eu atrás de lixar ela e dá umas pinceladas... daí começa história...
Qual tinta comprar? Lá vai eu ao pai sabe-tudo (google) atrás da tinta ideal para madeira. Depois de olhar em vários sites acho a resposta mais indicada: Tinta esmalte acrílica.

[DEPOIS - PT 1]
A cor errada, a escolha errada.

Como os móveis da sala eram tabaco, comprei a tinta tabaco, mas ai surge a decepção: o tabaco da tinta não era o mesmo tabaco dos móveis da sala! O tabaco da sala não era tabaco, era marrom café. E como sou teimoso, lá vai eu comprar outra tinta mais escura.


[[DEPOIS - PT 2]

O CONSELHO: Agora a cor certa, mas nem tudo deu certo como a cor! A tinta esmalte tem vários defeitos: a base dessa tinta é solvente, o cheiro é horrível e demora tempos para sair, e a secagem não é nada rápida! Meu Deus, o quanto que eu sofri vocês não imaginam. Depois de 3 dias, (na embalagem dizia que a secagem final era 24 horas) fui decorar a mesinha nova né? Mas ai aconteceu um desastre... coloquei em cima dela duas bonecas africanas e um porta-retrato de vidro. Adivinha o que aconteceu? Os objetos pregaram e quebraram! Foi raiva demais, vocês nem imaginam. Agora o conselho: tinta acrílica a base de solvente só para portões e ferros, para madeira só tinta sintética a base de água.
Mas no final das contas, depois de uma semana a tinta secou e pude decorar mais uma vez a mesinha de canto, mas só com objetos que tem menos chance de quebrar, claro! haha

[DEPOIS]

Agora ela está quetinha  no canto dela, que vê nem imagina o sufoco que eu sofri!

No momento, coloquei um porta-retrato da mãe mais gata do mundo ( a minha, claro) e um boneco pop-art que eu mesmo pintei, porém meus planos...


... são colocar uma vaso solitário e umas revistas/livros debaixo dessa mesinha para incentivar os habitantes dessa casa a lerem mais, que tal?
O PEDIDO: Agora que vocês viram a mudança e conselho, quero fazer um pedido. Visito muitos blogs que reformam móveis e coisas em geral, acho tudo lindo, muita gente posta o antes e o depois mas não posta o material que usou, por isso, quando postarem algo que foi vocês que fizeram, não esqueçam de colocar qual material foi utilizado, pois assim irá ajudar ao seus visitantes quem não tem prática a acertar e conseguir o resultado desejado.
Quero que isso vire uma campanha na blogosfera: Eu faço a obra e mostro o material!
Até a próxima, obrigado pela visita!
 MateusMonteiro.

 

22 comentários:

  1. Oiii
    Olhe, você está certo mesmo, é difícil descobrir a tinta adequada para cada material. Valeu a pena o esforço, viu? Sua mãe é mesmo uma gata!
    Mas fica uma dica: quando for comprar material, converse com os vendedores em lojas especializadas, eles sempre têm boas orientações.
    Xero!

    ResponderExcluir
  2. Matheus é isso ai, errando e acertando..sua mesa ficou um encanto,.e agora estou com você, vamos divulgar também os materiais,porque é muito importante para o final da obra, eu só uso tinta pva a base de aguá...seca mais rápido..e também não tem cheiro...
    bjs bom domingo..

    ResponderExcluir
  3. Ei ,Mateus!
    Adorei sua mesinha vc é um artista, ficou linda com a foto de sua mãe ,ela é muito linda!Parabéns por seus feito.
    bjs

    Josy

    Cazadinha
    Obrigada pela visitinha.

    ResponderExcluir
  4. dorei sua mudança e as dicas do material sao valiosas mesmo, principalmente pra nos arteiros de plantao...rsrsrss, bjonhusss e bom domingo Ma..

    Ro

    ResponderExcluir
  5. Estou na campanha amigo, a mesinha ficou show, já passei por algo parecido com a tinta, mas agora só uso a base de água e as vezes spray.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  6. Olá Mateus, ficou ótima, mas quanto sofrimento, rss
    Eu só pinto meus móvies com tinta latex, aquela mesmo de pintar parede, adoro o resultado, nunca tentei outra.
    ela ficou bonita e com as revistas e o solitário mais ainda.
    Vivendo e aprendendo não é ?
    A campanha é boa, deveria mesmo ser adotada, já tive dúvidas também quanto ao material que o pessoal usou .
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Olá Mateus!!!
    Depois de muito trabalho acabou ficando legal sua mesinha.
    Tenha um ótima semana.
    Bjinhos no coração

    ResponderExcluir
  8. Oi querido, vi seu probleminha com a tinta... não tive nenhum problema com a que usei, exceto o cheiro do solvente, claro! quando usei a minha secou super rápido, até me surpreendi.
    Perguntinha, vc diluiu a tinta na quantidade correta de solvente? pode ser isso...
    beijos
    A mesinha ficou showww!

    ResponderExcluir
  9. Apoiado!!! Assim facilita mais os que não tem prática (como eu),rs...
    Beijosss

    ResponderExcluir
  10. Bom dia lindão,
    concordamos com vc e te aplaudimos. São conselhos simples, mas muito úteis para quem está começando na aventura do faça você mesmo. A mesa ficou linda, parabéns viu ???
    Apesar das dificuldades, o resultado mais que valeu a pena.
    Uma semana maravilhosa a você.
    Beijo com carinho. Chris e Dwan/Acre

    ResponderExcluir
  11. Olá menino!! Sei muito bem o que vc enfrentou com esta mesa. Além de gastar além do previsto, ainda nos frustramos com o resultado. Mas vc é persistente.
    Acho meio complicado por o passo-a-passo, cada um tem suas manhas, até o jeito de puxar o pincel e usar o rolo, a velocidade com que vc faz e a força que aplica. Não é fácil passar isso para os outros. Nunca fica igual e é isso que faz a gente experimentar, errar e acertar.
    Acho a tinta acrílica/aguarráz complicada. Uma vez pintei as portas de casa com esta tinta e ficou amarelada, daí pintei em cima com a mesma tinta, só q à base d'água (Seca Rápido), as portas ficaram lindaaas! Branquinhas e acetinadas. Acertei sem saber, achei q a última não grudaria sobre a primeira, mas aderiu para sempre.
    Topo aderir a sua campanha, vamos colocar em pratos limpos nossas técnicas, tá?!
    E sabe que já fiz isso e depois me xingaram pa não deu certo?! Então, é o jeitinho de cada um. Não me culpem pelo resultado! rsrsss...).
    Bjão grande e ótima semana.

    ResponderExcluir
  12. Oi Mateus viu como é a coisa toda hehehehe!!!! da um trabalho mas depois compensa e vc aprende eu acho que a mesinha ficou bem feliz com vc hahaha!!! bjs guri

    ResponderExcluir
  13. oi mateu eu também tive o mesmo problema,
    você viu um móvel azul que eu fiz???
    pois bem, aquele móvel eu fiz com tinta acrílica
    demorou para secar,e tem um cheiro horrível,que demorou muito tempo para ir embora,
    e eu não lixei,ai a tinta esta descascando.
    espero que seu apelo seja atendido
    baci caro

    ResponderExcluir
  14. A mesa ficou linda. Aqui em casa tenho uma mesinha precisando de uma pintura, mas nunca tive noção de qual tinta usar...
    * Vi que você é de Fortaleza-CE...eu também...

    ResponderExcluir
  15. Hahaha...Mateus, vc é uma figura! Tô aqui imaginando sua luta com essa mesinha. Valeu a indicação da tinta...acho que não saberia qual comprar. Mas quem não arrisca,não aprende.
    Bjk e boa semana querido.

    ResponderExcluir
  16. Olá, adorei seu blog!olha eu só pinto com tinta PVA , ou latéx de parede é sem cheiro e o feito é bem bacana esmalte tb só uso a base de água mas só para pintar portao mesmo, dentro de casa só latex. bjocas

    ResponderExcluir
  17. ah! outra coisa vc nem precisava ter lixado a peça tanto era só passar primer para artesanato, ele serve para vidros, latas todas as superficies lisas é vendido em casa de artesanato é a base de água tb. bjs

    ResponderExcluir
  18. Mateus, a suvinil tem tinta esmalte à base de água, dá o mesmo efeito, seca rápido e não precisa lavar a mão com solvente (e não fica aquele cheiro horrível!). Mas presta atenção, é à base de água! Se vc enjoar dessa cor, dá uma lixadinha, esfrega um pouco de vela em alguns cantos, pinta de branco e depois é só lixar em alguns cantos. Fica parecendo aquelas pinturas antigas. Breve vou fazer no blog e posto as fotos. Bjus

    ResponderExcluir
  19. Aiai, Mateus, eu já passei por isso e sei bem oq tu disse... tbm já sabia que tinta esmalte tem que ser a base dágua... pena eu não saber que tu não sabia. Hehehe.
    Teria te dado umas dicas...

    Gostei da mesinha com os livros e revistas, o solitário ficou perfeito e deu todo um toque sofisticado.
    Estou aderindo a campanha. Muito bom!

    Bjoka.

    ResponderExcluir
  20. Matheus,vou de viagem essa próxima semana,mas quando voltar tenho um projeto de pintar um criado mudo,cego e surdo de tão feio.Prometo por todo o material.Mas quando dá sempre coloco,olha aí
    http://decoracaoeinvencao.blogspot.com/2009/10/patina-riscada-com-decoupagem.html

    ResponderExcluir
  21. Dá uma olhada em http://casadecolorir.blogspot.com/
    tem idéias superlegais com detalhes de todo o material usado. Abraços.

    ResponderExcluir
  22. rs.. eu vejo o povo todo se matando com esmalte sintetico e me acho anormal...rs ..faço tudo com esmalte sintetico, ele não sai com o tempo nem preciso passar verniz - q detesto- claro q a base de agua é mais facil, mas tudo depende da dissolução anterior a pintura q vc faz da tinta.. mas vale a experiencia, ne? To me divertindo aqui lendo seu blog, é bem animado. Parabens

    bjs

    ResponderExcluir

Quero saber sua opinião! Não deixe de comentar...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...